• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Ciclo de validação cadastral do governo federal atinge adesão de 34%

Prazo se encerrará em 30 de abril

O Ciclo 2025 da Validação Cadastral, iniciado no dia 1º de março, já conta com a adesão de cerca de 167 mil participantes, o que representa 34% do total esperado até o fim do prazo, que é 30 de abril. A atualização dos dados cadastrais, incluindo número de telefone, endereço e setor de atuação, é obrigatória para todos os agentes públicos ativos, estagiários, aposentados e pensionistas.

A maior parte das validações até o momento foi realizada por agentes públicos ativos, com 105 mil registros concluídos, o que equivale a 46,73% da adesão entre esse grupo. Entre os aposentados, 42,7 mil já realizaram o procedimento, representando 27,03% do total esperado. Os pensionistas somam 18 mil cadastros (9,43%), e os estagiários, 983 (23,15%).

O procedimento de Validação Cadastral deve ser realizado exclusivamente na plataforma SouGov.br, disponível tanto no aplicativo quanto no site oficial (https://sougov.sigepe.gov.br/). Os agentes públicos ativos precisam seguir cinco etapas, enquanto aposentados e pensionistas precisam concluir apenas três. Uma novidade deste ano é que aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida logo após a conclusão da validação cadastral.

A atualização é obrigatória conforme a Portaria MGI 1.035, de 23 de fevereiro de 2024. A não realização da validação dentro do prazo pode resultar em penalidades para os servidores ativos, incluindo a abertura de um processo administrativo passível de advertência.

Crescimento acelerado

Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais da Secretaria de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacou que o índice de 34% de cadastros validados nos primeiros 20 dias está dentro das expectativas.

De acordo com Fiuza, a porcentagem de adesão tende a crescer de forma mais acelerada nos próximos meses, especialmente a partir de abril, assim como ocorreu nos ciclos anteriores.

Fiuza também fez um alerta sobre a segurança do processo de validação. Ele enfatizou que os servidores não devem compartilhar seus dados com terceiros, nem clicar em links recebidos por WhatsApp ou utilizar outros canais não oficiais.

— A validação deve ser feita exclusivamente através da plataforma SouGov.br para garantir a segurança e privacidade dos dados.