• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

14º salário aposentados 2021 foi aprovado? Veja o que se sabe

Proposta prevê o pagamento para beneficiários do INSS, mas ainda precisa de aprovação

Um Projeto de Lei apresentado em agosto ano passado prevê o pagamento de 14º salário dos aposentados em 2021. A proposta visa ajudar contra os impactos financeiros causados pela pandemia da covid-19.

Neste anos, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam o 13º antecipadamente em duas parcelas – entre os meses de março e junho. Caso o projeto que instituiu a nova remessa não caminhe, os aposentados não terão nenhum valor programado para o final do ano.

14º salário dos aposentados 2021: o que diz o projeto?

De autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), o Projeto de Lei 4367/2020 foi apresentado em 26 de agosto de 2020. A proposta inicial era que o repasse acontecesse ainda no ano passado, como suporte na pandemia.

O texto sofreu alterações e propõe, agora, o pagamento do 14º salário dos aposentados em 2021, 2022 e 2023. Neste ano, o valor seria o mesmo do 13º, mas deve aumentar nos anos seguintes por causa das correções na inflação — isso porque o pagamento é baseado no valor do salário mínimo, que muda todos os anos para manter o poder de compra da população.

Caso o processo seja aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estão aptos a garantir o 14º salário: aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente.

Outro projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já havia sido apresentado no ano passado. No entanto, a proposta não chegou a ser votada.

Quando o projeto será aprovado?

Até o momento, o texto para instituir o pagamento do 14º salário dos aposentados 2021 foi aprovado em comissões — a de Finanças e Tributação, e de Seguridade Social e Família da Casa. Outras equipes do Congresso vão avaliar a proposta.

Se seguir, o projeto será votado pela Câmara, Senado e, por fim, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.