• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Conselho Federal de Contabilidade recomenda uso de aplicativo do IR

A ferramenta também permite incluir informações sobre doações, carnê-leão, número de dependentes ou alimentandos, bens, direitos e dívidas existentes no fim do ano passado e bens adquiridos ou vendidos em 2015 ou que ainda façam parte do seu pat

A Receita Federal lançou, no dia 21 deste mês, aplicativo de rascunho Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, o aplicativo auxilia na organização das informações que devem constar na hora de fazer a declaração. "É possível ir alimentando informações, como movimentações patrimoniais, que na hora de fazer a declaração podem ser de difícil acesso para quem não as guardou de maneira organizada", conta. 

A ferramenta também permite incluir informações sobre doações, carnê-leão, número de dependentes ou alimentandos, bens, direitos e dívidas existentes no fim do ano passado e bens adquiridos ou vendidos em 2015 ou que ainda façam parte do seu patrimônio no fim de 2015. "Outra vantagem é a possibilidade de importação dos dados de rendimentos. Essa é uma informação que a Receita já tem, e, com o número do CPF, o aplicativo as importa, evitando o trabalho de digitá-las e incorrer em algum erro", explica Nóbrega. Todos os dados devem ser relativos ao período que vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015. 

Já para informações como declaração de movimentação financeira e gastos com educação, é necessário aguardar até o fim do ano para ter um dado consolidado. "As informações necessárias para fazer a declaração são muito espaçadas, e o aplicativo auxilia no armazenamento e na organização delas", declara o vice-presidente. 

Para Nóbrega também é melhor aguardar até o fim do ano para que os casais avaliem se devem fazer a declaração conjunta ou individual. "Há muitas variáveis envolvidas na hora da declaração, o melhor é que o casal faça um planejamento tributário." 

O aplicativo do Rascunho da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 está disponível na página da Receita na internet (http://migre.me/qSYoD) e também para celulares e tablets. Devem fazer a Declaração do Imposto de Renda pessoas que tiveram rendimentos acima de R$ 1.903,98 mensais ao longo do ano.