• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Receita vive dia de boato sobre cancelamento de restituição do IR

Foram liberadas nele a consulta o lote residual do Imposto de Renda (IR) – Pessoa Física 2014 (ano-calendário 2013) e também das declarações de 2013 a 2008 (anos-base 2012 a 2007) ainda não restituídas.

Funcionários da Receita Federal no Estado de São Paulo foram surpreendidos nesta quinta-feira (12) por uma onda de boatos de que o Fisco havia cancelado o pagamento do lote residual de restituição, aberto para consulta na segunda-feira (9).

Segundo relatos de alguns funcionários do órgão federal, a Receita teria enviado um comunicado formal, no e-mail institucional, informando o cancelamento do pagamento. A Receita nega que o pagamento tenha sido cancelado e informa que a informação é improcedente.

O lote envolvido na história – que passou de boca a boca até a Receita divulgar um comunicado desmentindo – pagará R$ 300 milhões a 160.765 contribuintes no dia 18 de fevereiro.

Foram liberadas nele a consulta o lote residual do Imposto de Renda (IR) – Pessoa Física 2014 (ano-calendário 2013) e também das declarações de 2013 a 2008 (anos-base 2012 a 2007) ainda não restituídas.

Como verificar se você está no lote residual

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.