• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Adiada votação de projeto que compensa perdas com redução de ICMS

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou a votação de projeto de lei do senado

Fonte: Senado Notícias

 A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou a votação de projeto de lei do senado (PLS) 106/2013-Complementar, do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que compensa as perdas dos estados com a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). A ideia, segundo explicou o relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), é dar mais tempo para consolidar uma proposta que contemple pedidos da união, estados e municípios.

Fundo de compensação
O fundo que vai compensar estados e municípios por possíveis perdas com a redução das alíquotas do ICMS depende da mudança nas regras do imposto. Por sua vez, estados que já concederam incentivos fiscais por meio do ICMS querem assegurar a legalidade dessas ações. O adiamento da votação do projeto sobre o fundo de compensação pretende dar mais tempo para a construção de um acordo, esclareceu o relator.
– Nosso compromisso é menos a visão estrita do calendário e muito mais a tentativa de construírmos um entendimento sobre o tema. Que reconhecemos muito complexo. Que envolve um processo de concessões cruzadas para se chegar a um denominador – acrescentou.
Armando Monteiro diz que não é possível olhar as 3 medidas – redução de alíquotas, fundo de compensação e convalidação de incentivos no Conselho Nacional de Política Fazendária – isoladamente.
– De alguma forma todos são interdependentes. Não se vai construir um entendimento isoladamente sobre um desses temas porque eles são de qualquer forma interrelacionados – afirmou Armando Monteiro.
A redução das alíquotas já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos, mas ainda aguarda a palavra final do plenário do Senado. A convalidação dos incentivos aguarda decisão do Confaz ou um projeto negociado no Parlamento.