• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Pedido de patente poderá ser feito eletronicamente a partir de julho

Hoje, o acompanhamento da análise dos pedidos já pode ser feito eletronicamente. Mas o pedido ainda era feito totalmente no papel.

Autor: Sabine RighettiFonte: Folha de S.Paulo

A partir de julho, os pedidos de patente poderão ser submetidos ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pela internet, por meio de formulários eletrônicos. Hoje, o acompanhamento da análise dos pedidos já pode ser feito eletronicamente. Mas o pedido ainda era feito totalmente no papel.

O novo formato,pela internet, batizado de e-patente, tem base no sistema eletrônico do EPO (Escritório Europeu de Patentes), que concentra escritórios de patentes de 38 países da Europa.

A ideia do Inpi, de acordo com a assessoria do instituto, é acelerar as análises. Hoje, uma patente leva em média cinco anos e quatro meses para sair do papel. Em alguns países desenvolvidos, o prazo é de cerca de dois anos.

A previsão, de acordo com Julio César Moreira, diretor de patentes do instituto, é aumentar a quantidade de depósitos de patentes em até 10% neste ano, em relação a 2011, quando foram depositados 31.924 documentos.