• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Serviços de saneamento básico poderão ficar isentos de PIS/Pasep e Cofins

No caso das pequenas empresas, tributadas pelo lucro presumido, o valor total fica em 3,65% da receita bruta (0,65% para PIS/Pasep e 3% para Cofins).

Autor: Tiago MirandaFonte: Agência Câmara de Notícias

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2991/11, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins cobradas sobre a prestação de serviços públicos de saneamento básico. A medida valerá por cinco anos a partir da entrada em vigor da proposta, caso ela vire lei.

As alíquotas atuais chegam a 9,25% da receita bruta da prestação dos serviços, sendo 1,65% de PIS/Pasep (Lei 10.637/02) e 7,6% de Cofins (Lei 10.833/03). Esses percentuais são aplicados às empresas sujeitas ao regime de apuração não cumulativa das contribuições. No caso das pequenas empresas, tributadas pelo lucro presumido, o valor total fica em 3,65% da receita bruta (0,65% para PIS/Pasep e 3% para Cofins).

De acordo com dados da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), citados por Mendonça Filho, a cobrança das contribuições representa gasto anual de R$ 2 bilhões. “A medida possibilitará a redução dos custos das companhias, com consequente aumento dos investimentos na ampliação das redes de esgotamento sanitário, o que beneficiará justamente os mais necessitados”, afirma o autor da proposta.

Conforme o Atlas do Saneamento 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, quase 45% dos municípios ainda não têm acesso à rede de esgoto.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e apensado ao PL 7467/10, do Senado, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.