• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Não está no último lote de restituição do IR 2011? Saiba o que fazer

De acordo com a Receita Federal, quase 570 mil declarações ficaram retidas na malha fina neste ano

Autor: Patricia AlvesFonte: InfoMoneyTags: imposto de renda

A Receita Federal abriu a consulta, nesta quinta-feira (8), do último  lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 (ano-base 2010). Por meio do site (www.receita.fazenda.gov.br) ou do telefone 146, é possível saber se sua declaração foi liberada. E o que fazer se a sua não estiver no lote?

De acordo com a Receita Federal, quase 570 mil declarações ficaram retidas na malha fina neste ano, ou seja, isso significa que a declaração será revisada para apuração de inconsistências e, por isso, não foi liberada.

Segundo o próprio órgão, os contribuintes que caírem na malha podem fazer a autorregularização no endereço www.receita.fazenda.gov.br, com o objetivo de zerar as pendências e, se for o caso, ter a restituição liberada nos próximos lotes residuais.

"Os casos que não puderem ser resolvidos com esta ferramenta podem agendar atendimento presencial a partir de janeiro/2012", afirma a Receita, em nota.

Autorregularização
O primeiro passo para a autorregularização é entrar no site da Receita, fazer o cadastro no e-CAC e acessar o Extrato Simplificado do IRPF, na opção Declaração IRPF.

O segundo passo é correr atrás para solucionar o problema. Para resolver as pendências, siga as orientações do quadro abaixo:

Autorregularização
Situação Solução
A declaração retida em malha tem informações incorretas

Retificar a declaração, corrigindo os erros cometidos.

Atenção: não é possível a retificação da declaração após início de procedimento de ofício.

A Declaração retida em malha está correta e o contribuinte tem toda a documentação que comprova as informações declaradas

1ª opção:

Solicitar a antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.

Observação: Esta opção está disponível apenas para declarações do IRPF dos exercícios 2008, 2009 e 2010. Para o IR 2011, o agendamento será possível a partir de janeiro.

 

2ª opção:

Aguardar intimação ou notificação de lançamento da Receita Federal, para só então apresentar a documentação comprobatória.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Vale lembrar que, "depois de serem intimados, os contribuintes perderão a oportunidade de retificar espontaneamente as suas declarações e estarão sujeitos à cobrança do imposto, acrescido de juros de mora e multa de ofício variável de 75% à 150%, sem prejuízo das sanções penais previstas em lei, se ficar caracterizada a ocorrência de crime contra a ordem tributária".

Erros mais comuns
Omissão de rendimentos é o principal motivo de incidência na malha, com 320.293 declarações retidas, o que representa 56% do total. Dentre as omissões de rendimentos, 19.380 são de recebimentos de aluguéis. 

Outros motivos que se destacam são: 

- Despesas médicas - 80.556 declarações - 14,14% 

- Ausência de DIRF - 69.483 declarações - 12,19% 

- Divergência de DIRF - 24.030 declarações - 4,22%