• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Pequenas devem aproveitar IFRS para calcular desempenho

Segundo a Crowe Horwath RCS, balanços atuais não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado

Fonte: FinancialWeb

Companhias de capital fechado podem aproveitar a obrigatoriedade do IFRS para pequenas e médias empresas para remodelar os negócios com índices reais de desempenho. O aconselhamento é do diretor da divisão de auditoria da Crowe Horwath RCS, Jairo da Rocha Soares.

O Conselho Federal de Contabilidade publicou informações sobre as novas regras contábeis em dezembro último. A novidades valem já para este ano e representam cerca de 10% de todas as normas verificadas no IFRS voltado para companhias de capital aberto.

“Os níveis de transparência serão substancialmente maiores, pois os balanços tornarão pública a real saúde financeira e patrimonial das empresas”, previu Soares. O executivo explicou que, na realidade atual, os balanços são apenas fiscais, portanto não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado.

“Com a elaboração de um balanço societário e passando por uma auditoria, os empresários já vão criando uma cultura de transparência e de governança, o primeiro passo para um crescimento sustentável”, ressaltou.  “Um balanço dentro dessas regras valida a transparência da companhia, o que hoje é instrumento importantíssimo na busca de parceiros e de crédito”, continuou.

Dificuldades

No entanto, Soares prevê dificuldades para os contadores brasileiros. Na opinião do auditor, tais regras envolvem um universo representativo de empresas, cerca de 95% das companhias brasileiras.

“Os profissionais precisam se preparar, pois embora as regras tenham sido simplificadas, ainda são bem diferentes das que o País estava acostumado. Este é, sem dúvida, o maior desafio para o mundo empresarial em 2010”, concluiu.