• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Lei Geral da Microempresa já foi implantada em 1,2 mil municípios

Os municípios beneficiados pela lei representam 22,74% do universo de 5.564 municípios do país.

Autor: Stênio RibeiroFonte: Agência Brasil

A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs), criada pela Lei Complementar 123/2006, já foi implementada em 1.265 municípios brasileiros, de acordo com o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini Júnior.

Os municípios beneficiados pela lei representam 22,74% do universo de 5.564 municípios do país. O secretário considerou o número de adesões bastante positivo do ponto de vista de cumprimento da meta estabelecida pelo governo de atingir a adesão de 1,7 mil municípios à lei até o final deste ano.

A lei das MPEs facilita a legalização das micro e pequenas empresas, além de dar prioridade aos empresários na participação das licitações governamentais e definir regime tributário diferenciado, que unifica e simplifica a arrecadação de impostos pelas micro e pequenas empresas. Lupatini ressaltou que a lei pode beneficiar 99% das empresas brasileiras, já que só 1% delas são de médio ou grande porte.

Entre as unidades da federação, o Espírito Santo é o único estado em que 100% dos municípios aderiram à lei. O ministério também destacou a adesão de estados como o Mato Grosso (82,97%), Paraná (71,18%), Rio de Janeiro (59,78%) e Ceará (42,93%).

A adesão é fraca, estando abaixo de 10%, nos seguintes estados: Piauí (2,24%), Pará (2,79%), Bahia (2,87%), Paraíba (4,93%), Roraima (6,67%), Tocantins (7,19%), Minas Gerais (7,27%) e Sergipe (9,33%).