• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Copom mantém taxa básica de juros da economia em 8,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve

Fonte: Agência BrasilTags: copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros da economia em 8,75% ao ano, resultado que corresponde às expectativas dos analistas financeiros da iniciativa privada, como mostra a pesquisa Focus, realizada pelo BC na última sexta-feira (4).

O comitê avaliou que a taxa `é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas, ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária a atividade econômica.” A taxa foi aprovada por unanimidade, sem viés, ou seja, vale até a próxima reunião do Copom marcada para o dia 27 de janeiro.

O mercado financeiro prevê que a Selic deva permanecer nesse patamar por todo o primeiro semestre de 2010, uma vez que não há sinais de pressão inflacionária no curto prazo.

Para os analistas, só a partir de julho do próximo ano os juros básicos, que estão no patamar mais baixo da história recente do país, voltem a subir, gradativamente, de modo a terminar 2010 um pouco acima de 10,50%.

Em janeiro, na sua primeira reunião do ano, o Copom decidiu reduzir a Selic de 13,75% para 12,75% ao ano. Em março, a taxa caiu para 11,25%, com nova redução em abril, para 10,25%. Em junho, houve novo corte de 1 ponto percentual, para 9,25%. Na sequência, o comitê reduziu o ritmo de corte e, na reunião de julho, a Selic teve queda de meio ponto percentual.

O BC usa a Selic para controlar a inflação, cuja meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2009 e 2010 é de 4,5%. Essa meta, definida com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tem margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.