• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Cidadão já pode receber informações do IR via celular nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (1), o contribuinte poderá receber pelo celular, via SMS, informações sobre as restituições do Imposto de Renda, referentes ao IR 2009 (ano-base 2008) e aos lotes residuais do IR 2008 (ano-base 2007).

Fonte: InfoMoneyTags: imposto de renda

Gladys Ferraz Magalhães

 
 A partir desta segunda-feira (1), o contribuinte poderá receber pelo celular, via SMS, informações sobre as restituições do Imposto de Renda, referentes ao IR 2009 (ano-base 2008) e aos lotes residuais do IR 2008 (ano-base 2007).

A informação foi confirmada pela Receita Federal na última sexta-feira (28), após ter sido divulgada pelo Unafisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita). Segundo a Receita, serão disponibilizados apenas os dados que já se encontram na página eletrônica da entidade.

Como funcionará
Para receber as informações, o contribuinte deverá cadastrar o CPF e o número do celular no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), sendo permitido apenas um número por pessoa e as linhas devem pertencer à rede nacional de telefonia móvel.

Por segurança, no mesmo dia, será enviado ao celular cadastrado uma mensagem de texto com um código de ativação, com o qual será feito, pela internet, o processo de consulta para que o celular seja habilitado ao serviço.

A partir da disponibilização da consulta ao lote de restituição, o contribuinte já será informado por SMS.

O pedido de cancelamento do serviço também deverá ser realizado pelo site da Receita.

Caso o contribuinte verifique, no momento da ativação, que o serviço já está ativo para outro celular, será exigido o número do recibo de entrega da última declaração. A partir daí, o cadastro anterior será removido e prevalecerá a última alteração.

De acordo com o Unafisco, está em estudo a possibilidade do mesmo modelo ser adotado para transmitir outros tipos de informações aos contribuintes.