• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Inscrição para aderir ao MEI será feita pela internet

De acordo com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, a inscrição para aderir ao MEI (Microempreendedor Individual) será feita pela internet e deverá levar, no máximo, 30 minutos para ser concluída.

Fonte: InfoMoneyTags: informal

Luana Cristina de Lima Magalhães

De acordo com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, a inscrição para aderir ao MEI (Microempreendedor Individual) será feita pela internet e deverá levar, no máximo, 30 minutos para ser concluída.

O ministro informou ainda que está sendo criado um sistema simplificado de formalização para esses empreendedores por meio da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). O objetivo dessa rede é integrar processos de diversos órgãos e, assim, tornar mais rápida a abertura de empresas.

Com isso, segundo Pimentel, a meta é, em um ano, formalizar 10% dos 10,3 milhões de empreendedores informais do País.

MEI
De acordo com a lei, os escritórios de serviços contábeis integrantes do Simples Nacional poderão fazer a inscrição desses empreendedores. Além disso, segundo a Agência Sebrae de Notícias, o Sebrae também dará orientações aos microempreendedores e prestará atendimento.

"Vamos criar todos os instrumentos para chegar a esses empreendedores", disse o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Assim, a entidade irá disseminar informações para agentes públicos, como prefeitos e secretários municipais, e orientar os empresários, por meio de cartilhas diferenciadas por atividade econômica.

Na opinião do presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, deputado Cláudio Vignatti, o sucesso do MEI também depende do envolvimento da sociedade civil organizada. Para ele, essa articulação precisa ser feita pelos agentes públicos.

Já o presidente da Comicro (Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), José Tarcísio da Silva, acredita que, no prazo de três a quatro anos, a maioria dos trabalhadores informais estarão formalizados. Entretanto, isso dependerá da disposição dos órgãos envolvidos e da eficácia das informações passadas para esses empreendedores.