• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Empresas podem consultar pendências na Receita pela internet

Serviço facilita vida do contribuinte e está disponível no siste da Receita desde 16 de março

Fonte: Portal SebraeTags: receita federal

Carlos Baumgarten

Antigamente o contribuinte precisava se locomover para verificar e quitar as suas pendências com a Receita Federal. Um novo serviço, disponível no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br), permite que o cidadão, ou a empresa, verifique e programe a regularização da sua situação. Trata-se da Pesquisa de Situação Fiscal.

Através deste serviço, o contribuinte pode gerar um relatório com informações cadastrais, obter instruções para regularizar a sua situação, visualizar débitos e pendências com a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, além de obter detalhamento de processos administrativos, como parcelamento de dívidas, e emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

O usuário pode acessar a página da Receita Federal e preencher as informações solicitadas, obtendo, assim, uma senha e um código de acesso, necessários para a utilização do serviço. “Essa é mais uma medida adotada pela Receita, no sentido de ampliar a oferta de atendimento por meio eletrônico, proporcionando mais facilidade, comodidade e agilidade para o cidadão”, afirma Demian Fagundes, do Gabinete da Superintendência Regional da Receita Federal.

Demian aponta que o serviço é vantajoso, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas, e garante ainda que o processo é seguro. No caso das empresas, pode corresponder a uma economia significativa com custos operacionais. Para os cidadãos, trata-se de uma maneira ágil e cômoda de acertar os débitos com a Receita Federal do Brasil. “No final, o resultado concreto é a agilidade e a possibilidade de solucionar as pendências em um espaço de tempo bem mais curto”, conclui.