• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

IOF zero atrairá mais capital de curto prazo

Fonte: SINTAF-RS
DCI A medida que zera a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no ingresso e saída de recursos do País irá beneficiar principalmente o capital de curto prazo. Outro efeito imediato será a queda na arrecadação que, considerando o fluxo de capitais, é de cerca de R$ 50 milhões por mês. A avaliação é do secretário extraordinário de reformas do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Para Appy, não faz sentido restringir a entrada de capital estrangeiro no País neste momento. O secretário considerou ainda que impacto do imposto era mais sentido nos capitais de curto prazo e a medida irá aliviar essa pressão. A medida deve beneficiar principalmente os capitais de curto prazo, em que o impacto do imposto era mais sentido. "Temos de entender que não estamos numa situação de normalidade", destacou. Para o especialista em Gestão de Risco da consultoria BDO Trevisan, Felipe Linhares, a medida deve ser entendida dentro do contexto das outras normativas editadas, visando a diminuir os efeitos da crise. "Todas as medidas estão interligadas para reduzir riscos sistêmicos e problemas de liquidez, e evitar o desabastecimento de capital." Para ele, não é possível ainda prever os efeitos práticos que a medida terá, mas o primeiro impacto será a redução do custo desses tipos de crédito. "Afeta de maneira positiva o crédito e beneficia as operações, dando mais condições para o mercado." "Além disso", continua, "também deve privilegiar novos investimentos no País".