• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

CFC participa de audiência pública no Senado Federal sobre mudanças no processo administrativo e tributário

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta quarta-feira (13), de audiência pública na Comissão Temporária Interna para a Consolidação dos Anteprojetos de Unificação e Modernização do Processo Administrativo e Tributário Nacional (CTIADMTR), do Senado Federal, para debater sobre as mudanças no processo administrativo e tributário do país.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta quarta-feira (13), de audiência pública na Comissão Temporária Interna para a Consolidação dos Anteprojetos de Unificação e Modernização do Processo Administrativo e Tributário Nacional (CTIADMTR), do Senado Federal, para debater sobre as mudanças no processo administrativo e tributário do país.

Na oportunidade, o presidente da autarquia, Aécio Dantas, foi representado pela conselheira do CFC, Ângela Dantas, que compôs a mesa de debates. Também estiveram presentes o coordenador da Cotec, Felipe Bastos; e o assessor da presidência do CFC, Romulo de Oliveira. Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo senador Izalci Lucas.

Para Ângela Dantas, o projeto apresentado é moderno e atende as expectativas positivas de mudanças no processo administrativo e tributário do Brasil. “Muitas vezes, nos Conselhos Administrativos de Recursos Fiscais (Carf) estaduais e municipais, mesmo com uma decisão judicial favorável, há a recusa em atender esse segmento e isso foi resolvido no texto”, disse.

Por outro lado, a conselheira destacou que há pontos de preocupação para a classe contábil. Segundo a especialista, houve avanços no processo eletrônico, mas as notificações ainda são realizadas no Portal e-CAC e isso prejudica a comunicação. “Nós sabemos que o contribuinte não acessa essa ferramenta. Os profissionais da contabilidade são quem acessam o e-CAC e o Domicílio Eletrônico e isso cria uma situação de insegurança para nós”, pontuou Ângela.

Ângela Dantas também ressaltou o papel dos profissionais da contabilidade para esse processo de mudanças. "A regularização do contencioso tributário do país passa por um contador. Somos nós quem formalizamos mais de 90% dos processos de regularização tributária entre o fisco e o contribuinte", disse a conselheira.

Ainda durante a audiência, o colegiado recebeu especialistas em tributação representantes de outras entidades como a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional); Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz); o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita); o Instituto Brasileiro de Arbitragem e Transação Tributárias (IBATT); e o Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal (Sindifisco-DF).

O debate foi transmitido ao vivo, por meio do canal da TV Senado, no YouTube. Para assistir o conteúdo da audiência, na íntegra, clique aqui.

Sobre a CTIADMTR

A Comissão Temporária Interna para a Consolidação dos Anteprojetos de Unificação e Modernização do Processo Administrativo e Tributário Nacional (CTIADMTR) foi criada pelo Requerimento n.º 479, de 2023, instalada no dia 28 de novembro do mesmo ano, com o prazo final estabelecido para o dia 7 de abril de 2024.

A CTIADMTR destina-se, no prazo de até noventa dias, a examinar e, se assim entender, consolidar os anteprojetos apresentados no âmbito da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojetos de proposições legislativas que dinamizem, unifiquem e modernizem o processo administrativo e tributário nacional - CJADMTR, composta por nove membros titulares e igual número de suplentes.