• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Guedes afirma que recuperação da economia brasileira está surpreendendo o mundo

Na Comissão Mista do Congresso Nacional sobre a Covid-19, nesta quinta (29/10), ministro disse que medidas como o Auxílio Emergencial e o BEm permitiram a manutenção dos sinais vitais da economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou, nesta quinta-feira (29/10), durante participação na Comissão Mista do Congresso Nacional sobre a Covid-19, que a retomada econômica do Brasil está surpreendendo o mundo. “Estamos voltando em V, com criação de empregos em ritmo acelerado”, disse.

Guedes afirmou que o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) já apresenta saldo positivo desde o mês de julho. Em agosto, foram criadas cerca de 250 mil vagas e a expectativa é de saldo positivo também para os dados de setembro.

O ministro destacou que a recuperação rápida tem sido possível devido aos esforços conjuntos dos três Poderes. “Eu disse que o Brasil ia dar uma resposta construtiva, surpreendente, do ponto de vista de nossa democracia. Lá fora, esse som está chegando, com a compreensão de que a democracia brasileira não é frágil, efêmera e vulnerável, como muitos brasileiros diziam. Ao contrário, é resiliente, funcional e deu solução para a crise”, considerou.

Paulo Guedes lembrou que medidas como o Auxílio Emergencial e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego (BEm) foram fundamentais para a preservação dos sinais vitais da economia. “Com o auxílio emergencial, protegemos 38 milhões de brasileiros vulneráveis, que ficaram completamente sem acesso ao seu ganha-pão diário, afirmou.

O ministro ressaltou, ainda, que o BEm preservou cerca de 11 milhões de empregos – o equivalente a 1/3 da mão de obra do país – ao garantir o pagamento de benefício a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou a jornada e o salário reduzidos. “Neste mesmo período, o mercado de trabalho mais flexível do mundo, que é o americano, tinha demitido 30 milhões de pessoas, e o Brasil tinha perdido um milhão. De novo, eu digo que surpreendemos o mundo. O programa de preservação de empregos foi muito bem-sucedido”.

Desoneração fiscal

O ministro Paulo Guedes destacou também a importância da desoneração para a criação de emprego e renda aos brasileiros. “O salário mínimo de R$ 1 mil acaba custando R$ 2 mil para a empresa. É muito para quem paga e é pouco para quem recebe”, defendeu.

Para o ministro, é necessário, no entanto, que não sejam beneficiados apenas setores específicos e que não haja aumento da carga tributária. “Os impostos já chegaram a 36% do Produto Interno Bruto (PIB), são altos demais. Só criaremos impostos se for para substituir outros que já existem”, disse.