• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

INSS lança programa de identificação de fraudes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma série de mecanismos de segurança e controle para coibir falhas na autarquia, nesta quarta-feira (11/12). O Programa de Governança e Integridade identifica fraudes a partir do cruzamento de dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma série de mecanismos de segurança e controle para coibir falhas na autarquia, nesta quarta-feira (11/12). O Programa de Governança e Integridade identifica fraudes a partir do cruzamento de dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas.

De acordo com o presidente do INSS, Renato Vieira, o novo programa vai fortalecer a prevenção e repressão de irregularidades, além de agilizar a apuração do cadastro dos beneficiários da Previdência Social. “Esse novo programa parte da premissa de que tão ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular; a origem do benefício irregular; e por que ele ocorreu”, disse Vieira, durante a solenidade de lançamento.

Segundo o presidente, as novas medidas significam “uma diminuição gradativa e constante” do número de pagamentos irregulares. Vieira citou levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), que mostra que 11% dos benefícios mantidos pelo INSS têm indício de irregularidade. Neste ano, o INSS realizou um pente fino nos benefícios, em que encontrou “indícios de fraude e irregularidades”. A ação resultou no cancelamento ou suspensão de 261 mil benefícios, conforme balanço divulgado no início da semana pela autarquia.

“Cada um desses benefícios (cessados) gera um aprendizado institucional para o INSS, no sentido de identificar as razões pelas quais houve o pagamento de benefícios irregulares, para que travas sejam estabelecidas e benefícios irregulares não sejam concedidos no futuro”, destacou o presidente. “O programa precisa ser internalizado por todos, mas começa pela diretoria e pelos servidores”.

Todas as unidades do INSS no país e áreas de atuação do órgão serão abrangidas pelas novas medidas, incluindo procedimentos como a identificação de um pedido de aposentadoria fraudulenta e processos de licitação e compra. O programa foi criado com o apoio de entidades como a Controladoria geral da União (CGU), Banco Central, Polícia Federal, Ministério da Economia, entre outros.

As ações do Sistema de Governança serão realizadas pelo Comitê Estratégico de Governança, com o apoio de seis comitês temáticos: planejamento; gestão da informação; governança digital; integridade; gestão de contratações; e gestão de pessoas. Os comitês representam instâncias colegiadas de discussão e deliberação de temas críticos.

INTEGRIDADE

Para prevenir e reprimir desvios éticos dos servidores, o INSS vai implementar uma estratégia de integridade com a Comissão de Ética. O objetivo será monitorar a atuação de servidores e cobrar transparência nos processos, capacitação, meritocracia na ocupação dos cargos e dilemas éticos.