• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Indicadores sugerem virada da economia

Criação mais acelerada de vagas na indústria e aumento nas vendas são primeiros sinais de retomada, dizem economistas

Autor: Mariana CarneiroFonte: Folha de S.Paulo

A criação de vagas de emprego com carteira assinada -que vinha crescendo menos a cada mês desde meados de 2011- recobrou fôlego em julho e surpreendeu analistas.

Segundo cálculos da consultoria LCA, a combalida indústria gerou o triplo de empregos no mês -15 mil postos de trabalho, descontados os efeitos sazonais- do que a média mensal dos últimos cinco meses (5.000).

"Se a indústria passou a contratar mais, é sinal de que planeja aumentar a produção", afirma o economista-chefe da LCA, Bráulio Borges.

No primeiro semestre, indústria e atividade mostravam um quadro desalentador, que, com dados recentes, parece em mudança.

A única fronteira que seguia em expansão, as vendas do varejo, havia dado sinais de exaustão em maio, com queda em relação a abril.

Mas, ontem, os dados divulgados pelo IBGE mostraram recuperação de 1,5% em relação a maio. Houve alta no comércio de eletrodomésticos e nas vendas em supermercados e hipermercados. Automóveis, com IPI reduzido, também tiveram alta.

"Nossos modelos sugerem que, em julho, a indústria teve um comportamento mediano, saindo da contração, e o varejo seguiu forte", afirma o analista Marco Freire, da gestora de investimentos Franklin Templeton.

ALÉM DOS VEÍCULOS

O resultado, principalmente do emprego, indica ainda que a recuperação não está concentrada no setor automotivo, como supunham analistas até o mês passado.

A construção civil e o comércio também contrataram mais trabalhadores com carteira do que a média dos últimos meses, segundo os dados do Ministério do Trabalho divulgados ontem.

Em julho, a indústria de veículos informou que a produção crescera 8,8% ante junho. Embora num ritmo abaixo do verificado em 2011 (-3,6%), o setor respondeu às vendas mais aceleradas e os estoques recuaram do pico de 43 dias em abril para 27 em julho.

"A recuperação do mercado de crédito foi crucial para que a redução do IPI fizesse efeito", afirma Borges.

Hoje, o Banco Central divulga a prévia do PIB do segundo trimestre. O resultado, segundo previsões, deve mostrar que entre abril e junho a economia seguiu fraca, com expansão de cerca de 0,5% ante o primeiro trimestre.

Ainda assim, diz Borges, o PIB de junho deve mostrar expansão forte. "A virada começou em junho", afirma.

Apesar dos dados positivos, a projeção para o resultado do ano não muda e deve marcar um crescimento entre 1,5% e 2%, devido à fraqueza do primeiro semestre.