• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Sustentabilidade tem cada vez mais peso nos negócios

O assunto levou ao surgimento de uma organização sem fins lucrativos na área do empreendedorismo social: a Net Impact.

Fonte: Jornal do Comércio

O desenvolvimento sustentável deve oferecer vastas oportunidades de negócios durante as próximas décadas, avaliados em US$ 6,2 trilhões. A conclusão é do relatório liderado por Alcoa, PwC, Storebrand e Syngenta. O assunto levou ao surgimento de uma organização sem fins lucrativos na área do empreendedorismo social: a Net Impact. Em Porto Alegre, a entidade é representada por um grupo de jovens empreendedores que oferece consultorias em gestão para entidades da sociedade civil e realiza eventos educativos. O trabalho da Net Impact pode ser conhecido até esta quinta-feira. Em parceria com a Amcham, a ONG promove o Start - Seminário de Sustentabilidade. A ideia, segundo Felipe Amaral - responsável pela área de educação - é discutir se o assunto ainda é uma obrigação moral ou uma oportunidade de negócio. O evento, que ocorre no Salão Imperatriz, Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, se inicia com a palestra do fundador do Comitê para Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio, e conta com as presenças da diretora de negócios sociais da Coca-Cola Brasil, Claudia Lorenzo, o sócio-gerente da Núcleo Ético, Cid Alledi, o jornalista Dal Marcondes e ainda, Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem.

JC Contabilidade - Qual o custo real de uma organização sustentável? 

Felipe Amaral - Eu inverteria a pergunta, propondo pensar sobre o quanto custa não ser sustentável. Eu acho que esta é que é a questão, porque não ser sustentável hoje talvez não seja um problema. Mas pensando em longo prazo, possivelmente será um problema. O que as empresas vêm fazendo é de acordo com a demanda de mercado. Se o mercado cobra, o governo cobra, a sociedade cobra que as empresas sejam sustentáveis, elas vão ter de se adequar a este novo papel. E não é fácil fazer isto. Passa por uma mudança de cultura e de valores muito grandes também, pois as empresas sempre pensavam simplesmente na questão econômica e, de repente, elas têm que pensar no social e ambiental. Isto tem um custo para a empresa, que são os investimentos para mudar este cenário.

Contabilidade - O custo de não ser sustentável é mensurável?

Amaral - O governo começa a regularizar este tipo de questões. Por exemplo, no setor ambiental. Antigamente, não se tinha nada de cobranças em relação ao isso. A empresa poderia jogar o químico dela em um rio e não acontecia nada. Hoje em dia já não é mais assim. A empresa que faz isto recebe uma autuação e tem que pagar multa. Então ela corre o risco de ter que fechar realmente as portas se estiver causando um mal muito grande.

Contabilidade - De que forma estão envolvidos aspectos contábeis nas áreas de atuação da Net Impact (consultoria e educação)?

Amaral - Nossa missão é formar líderes para o desenvolvimento sustentável, e esta formação passa por qualquer área de trabalho. Então, as consultorias que a gente presta para organizações sociais são consultorias de gestão de negócios, que passam pela parte marketing, pela parte financeira, pela parte contábil. O que nós estamos fazendo é potencializando estes profissionais de qualquer área ou estudantes que vão se tornar profissionais em breve, para incorporarem questões de sustentabilidade, independentemente da área em que atue. A nossa proposta não é que todo mundo vá atuar na área de sustentabilidade das empresas, e sim, que todas as áreas incorporem este conceito. A gente precisa que a parte financeira trabalhe isso, a parte contábil, até ele começar a se expandir. Além disso, tem questões de ética, por exemplo.

Contabilidade - O que mais um contador pode fazer para colaborar com o tema?

Amaral - Eu acho que a primeira questão básica é ser transparente. A pessoa que trabalha com contabilidade dentro de uma empresa tem uma responsabilidade muito grande. Entre outras atividades, eles trabalham com os números da empresa, e estes números cada vez mais precisam ser transparentes. Um exemplo que temos na Net Impact é que a gente está começando e tudo que temos feito, deve ser o máximo de transparente, como a prestação de contas, por exemplo. É isto que acontece nas empresas que têm capital na bolsa. Acredito que a sociedade vai cobrar isto, cada dia mais. O governo vai cobrar e as empresas vão ter de se adequar a estas mudanças.

Contabilidade - Estas novas ferramentas que dão suporte para a gestão contábil propiciam e facilitam o surgimento de novos empreendimentos sociais?

Amaral - Eu acho que sim. Quanto menos burocrático se tornar este processo, mais autonomia se tem. De repente, se tiver muitas pessoas trabalhando em cima dos números e isto já vem automático. Por outro lado, facilita a deixar este processo mais transparente, porque tu tens uma tecnologia que te dá o resultado. Tu colocas em um software, te dá o resultado, isto é uma situação. Agora, entre 20 pessoas trabalhando em um processo, o risco de ter um erro ou má intenção no processo é maior.  

Contabilidade - Há duas opiniões claras quando se fala de sustentabilidade. Há quem associe ao discurso ambientalista, e quem pense em gestão de inovação, com uso de tecnologia de ponta. O que está sendo mais praticado pelas empresas?

Amaral - Te respondo com a pergunta que nós pretendemos responder durante o seminário. Levantar a questão de sustentabilidade é uma obrigação moral ou uma oportunidade de negócio? É importante pensar se as empresas fazem isto porque realmente são éticas e entendem que elas têm que contribuir ou se é uma oportunidade de crescer. Eu acho que a resposta é a junção destas duas questões. A empresa que trabalha com a sustentabilidade e com estes conceitos faz porque enxerga que, no futuro, isto vai ter valor.