• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Apesar da crise, brasileiro continua consumindo em bares e restaurantes

A crise financeira internacional não afetou a disposição do brasileiro para comer em bares e restaurantes, segundo informa o presidente- executivo nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci.

Fonte: InfoMoneyTags: crise

Gladys Ferraz Magalhães

A crise financeira internacional não afetou a disposição do brasileiro para comer em bares e restaurantes, segundo informa o presidente- executivo nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci.

De acordo com Solmucci, entre os meses de janeiro e março de 2009, o setor registrou crescimento de 5% no faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. Em cidades turísticas esse percentual chegou a 12%.

"A crise não impactou o setor de bares e restaurantes. Pelo contrário, a menor disposição do brasileiro para a realização de compras de maior valor, como bens duráveis, fez com que o consumidor destinasse seu dinheiro para outras coisas, entre elas, o nosso setor", avaliou.

Empresas
Apesar da alta no faturamento e das boas expectativas para o decorrer de 2009, o presidente da Abrasel admite que em grandes centros, como São Paulo, onde há um contingente significativo de consumidores cujas despesas com as refeições são pagas por empresas, registrou-se queda de até 30% no faturamento de alguns estabelecimentos.

"Este consumidor que tinha as contas pagas pela empresa sumiu, realmente desapareceu do mercado", disse.

Pesquisa
Ao contrário do que diz a Abrasel, uma pesquisa realizada pela Nielsen, divulgada no início do mês passado, aponta que o brasileiro tem a intenção de reduzir gastos, por conta da crise, especialmente, com a alimentação fora do lar.

Segundo a pesquisa, ao considerar corte de gastos, o item obteve o maior percentual de citações (49%), seguido pelo uso do celular, citado por 44% dos consumidores.