• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Conta de telefone para empresa pode cair 30% com reforma tributária, diz relator

De acordo com o deputado, isso ocorrerá porque as empresas poderão receber crédito tributário relativo ao ICMS e ao PIS e Cofins pagos na conta de telefone.

Fonte: SINTAF-RS

LORENNA RODRIGUES
 

O relator do projeto de reforma tributária, deputado Sandro Mabel (PR-GO) disse nesta quinta-feira que a conta de telefone das empresas deverá cair quase 30% com a reforma, ao final do período de transição, em 2021.

De acordo com o deputado, isso ocorrerá porque as empresas poderão receber crédito tributário relativo ao ICMS e ao PIS e Cofins pagos na conta de telefone. O crédito começará em 3,65% logo após a aprovação da reforma e subirá, gradativamente, até chegar a 28,75% no fim do período. "As empresas podem aproveitar essa redução para aumentarem suas margens [de lucros] ou repassar isso para o consumidor", disse, durante seminário promovido pela Acel (Associação das Operadoras Nacional das Operadoras Celulares).

Outro ponto que beneficiará as empresas de telecomunicações, segundo o deputado, será a diminuição do prazo de ressarcimento de impostos pagos sobre investimentos dos atuais 48 meses para um mês. A proposta, porém, recebeu críticas de empresários do setor por demorar oito anos para ser implementada. "Oito anos é muito tempo para fazer essa redução e para fazer uma verdadeira inclusão social. Não podemos deixar passar essa janela de oportunidade de usar as telecomunicações como alavanca do desenvolvimento do país nesse período", afirmou o presidente do Conselho de Administração da TIM, Mário César Araújo.

O deputado concordou que a reforma tem falhas, mas frisou que ela é a reforma possível de se fazer nesse momento. "Eu não concordo com a minha reforma tributária também não, mas é uma reforma que avança bastante, porém dentro do que é possível", completou.