• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

BNDES prepara fundo para pequena empresa

Depois de atuar para fazer o dinheiro voltar a circular entre os bancos médios e pequenos -liberando compulsório e fazendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil comprarem carteiras de crédito

Fonte: Folha de S.Paulo

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) confirmou ontem que irá liberar em algumas semanas a principal parte do financiamento para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, uma das obras do PAC.

O banco não detalhou as bases do financiamento, mas a expectativa da direção da GDF Suez, principal acionista do consórcio empreendedor Energia Sustentável, é de que o BNDES aprove R$ 7,3 bilhões em recursos para a construção, o equivalente a 69% do empreendimento. A previsão foi dada ontem pelo diretor de Novos Negócios da GDF Suez, Gil Maranhão, durante a inauguração da Usina Hidrelétrica de São Salvador, no rio Tocantins.

O valor, caso seja confirmado, será maior do que a cifra liberada para a empresa Saesa (Santo Antônio Energia), companhia controlada pela Mesa (Madeira Energia S.A.), cuja participação é dividida por Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez, Cemig e um fundo de investimento em infraestrutura montado pelos bancos Santander e Banif. Em dezembro, o BNDES autorizou financiamento de até R$ 6,1 bilhões para o empreendimento. A Usina de Santo Antônio, como Jirau, também será construída no rio Madeira, em Rondônia.


Metade do repasse será feito pelo BNDES, o restante por um pool de bancos, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Unibanco e Banco do Nordeste.
Embora o recurso tenha como origem o BNDES, o uso de repassadores reduz os riscos de exposição ao projeto. Os bancos envolvidos são os garantidores do financiamento. O anúncio da operação deve ocorrer, entretanto, depois da concessão da licença de instalação definitiva. Por enquanto, há apenas uma licença parcial.