• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Aberrações Tributárias Atuais

Foi publicado no Jornal Folha de Londrina no dia 07/06/2016 (http://www.folhadelondrina.com.br/?id_folha=2-1--594-20160607) uma matéria sobre uma audiência na Assembleia Legislativa (AL)

Autor: Fernando Alves MartinsFonte: O Autor

Aberrações Tributárias Atuais

Foi publicado no Jornal Folha de Londrina no dia 07/06/2016 (http://www.folhadelondrina.com.br/?id_folha=2-1--594-20160607) uma matéria sobre uma audiência na Assembleia Legislativa (AL) que ocorreu no dia 06/06/2016, envolvendo Parlamentares e representantes do setor produtivo do Paraná, solicitando a revogação do decreto estadual 442/2015, estabelecendo cobrança antecipada do ICMS de operações com origem em outros Estados.

Na ocasião o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Guido Bresolin Junior, lembrou que duas entidades, a de Londrina (Acil) e a de Coronel Vivida, ganharam na Justiça o direito de cancelamento do decreto.

Na mesma data da publicação no Jornal Folha de Londrina mais uma Entidade venceu a primeira “batalha” contra este Decreto, desta vez por nossa felicidade a Associação Comercial e Empresarial (ACIA) de Arapongas. (http://www.radiofecopar.com.br/)

Mas o que tudo indica o Estado do Paraná não entendeu o recado dos Empresários Paranaenses; Contadores; Entidades de Classe; alguns Parlamentares e inclusive da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que entrou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), pois vejam a Nota que publicaram em seu site:

O decreto 442 é um mecanismo para a proteção das empresas(http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=690&tit=O-decreto-442-e-um-mecanismo-para-a-protecao-das-empresas)

“têm como principais objetivos a equalização da carga tributária com aquela praticada internamente e a manutenção do status concorrencial das empresas paranaenses em relação às estabelecidas em outros Estados.”

Finalizo este com o seguinte Título dado em uma matéria publicada pelo Prof. Edgar Madruga, que se refere a outro problema que os empreendedores e contadores brasileiros estão vivendo - Diferencial de Alíquota (DIFAL): Novas Bizarrices Tributárias com o Diferencial de Alíquota (http://www.robertodiasduarte.com.br/novas-bizarrices-tributarias-com-o-diferencial-de-aliquota/).

Agora pergunto: É desta forma que nossos Governantes querem que o Brasil saia da Crise Econômica que estamos vivendo? É desta forma que querem trazer investidores para o Brasil? Com uma carga tributária altíssima, segundo dados divulgados recentemente peloIBPT, sem retorno dos tributos arrecadados à população, de difícil entendimento a legislação e por fim de uma burocracia ao estremo para poder simplesmente recolher o Tributo.

Fernando Alves Martins

Contador. Graduado em Ciências Contábeis pela UNESPAR/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria pela INBRAPE/FECEA – Apucarana/PR e Direito Previdenciário pela Damásio Educacional S/A. – Unidade Apucarana/PR. Contador na empresa Bortolloti Ind. e Com. de Móveis Ltda. (HB Móveis). Estando entre os 05 (Cinco) inscritos e aprovados para ocupar 02 (duas) cadeiras na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2015.